Intimidades

quarta-feira, maio 31, 2006

Respostas ao questionário online (6º)

Para quem não sabe, o último Intimidades, "Tens um preservativo sempre à mão?", contou com a presença via telefónica da Dra. Elisabete Carriço, vice-presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) e coordenadora do Centro de Atendimento e Apoio Integrado de Odivelas (uma nova delegação da LPCS). A nossa convidada abordou a polémica levantada pela nova companha da Liga Portuguesa Contra a SIDA, "Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo.", e partilhou connosco a sua vasta experiência na área da prevenção do VIH/SIDA.
As respostas ao 6º questionário online são apresentadas agora. Continuamos a pedir que participem, como têm feito até agora, pois o Intimidades necessita de todos nós. Obrigada a todos pelo vosso apoio e pelo incentivo.


16. "Uma pessoa pode infectar-se com o VIH ao partilhar material de injecção com uma pessoa seropositiva."

A partilha de material de injecção contaminado é um dos meios de transmissão estabelecidos para o VIH/SIDA. Deste modo, é absolutamente desaconselhada a partilha de material de injecção e/ou de qualquer tipo de objectos cortantes/perfurantes, por representarem um elevado risco de transmissão do VIH/SIDA.


17. "Um preservativo pode ser usado mais que uma vez."

O preservativo não é reutilizável. É extremamente importante ter em atenção não só às instruções referidas na embalagem, como também a respectiva data de validade.


18. "Pode-se contrair o VIH através de relações sexuais com uma pessoa infectada."

A prática de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada representa outro dos meios de transmissão do VIH/SIDA. Para evitar o risco de infecção pelo VIH é fundamental a utilização do preservativo em qualquer tipo de prática sexual.

2 Comments:

  • transar quando a mulher esta menstruada engravida?

    By Anonymous Anónimo, at 2:04 da tarde  

  • O que é que se passa quando uma mulher de um ciclo de 28 dias cai para 26 dias?

    By Anonymous Anónimo, at 7:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home