Intimidades

sexta-feira, março 03, 2006

Respostas ao questionário online (1º)

Tal como foi prometido, aqui vão as respostas ao 1º questionário online que esteve em votação.

1. "A maior parte das pessoas seropositivas tem um aspecto saudável.”

No que concerne ao aspecto físico, grande parte das pessoas seropositivas apresentam um aspecto saudável. No entanto, ao longo da evolução da infecção pelo VIH podem surgir sintomas e sinais decorrentes desta infecção.

2. “Quando se está infectado pelo VIH é para o resto da vida.”

A infecção pelo VIH é para toda a vida. Não existe uma vacina que previna o vírus ou que o elimine, e nem o sistema imunológico nem os tratamentos disponíveis são capazes de o erradicar, se a pessoa já estiver infectada. As novas terapêuticas permitem um maior controlo sobre o VIH, e consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida da pessoa seropositiva, pelo que a infecção por VIH/SIDA foi integrada nas doenças crónicas.

3. “Pode-se contrair o VIH ao utilizar uma sanita com vestígios de sangue, anteriormente usada por uma pessoa seropositiva.”

Para se contrair o VIH nestas condições seria necessário que o sangue não estivesse seco e, para além disso, este teria que entrar em contacto directo com uma mucosa ou com uma ferida/corte para que o vírus pudesse entrar no organismo. Neste sentido, a probabilidade de contrair o VIH nestas condições é quase nula.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home