Intimidades

segunda-feira, maio 08, 2006

Respostas ao questionário online (5º)

Aqui vão as respostas ao último questionário online. E não se esqueçam de responder às novas questões que estão em votação! O Intimidades agradece.

Até a actualidade, não foram encontradas evidências da transmissão do VIH/SIDA através da picada de insectos. Esta questão pode ser facilmente desmistificada: em primeiro lugar, e tal como o nome indica, o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) não sobrevive no organismo dos insectos (sobrevive somente no organismo humano); em segundo lugar, quando um insecto pica uma pessoa, injecta-lhe apenas a sua saliva, e não o seu sangue, ou o sangue de qualquer animal ou pessoa picada anteriormente.
Assim, o VIH/SIDA não se transmite pela picada de insectos.

14. "Não há maneira de nos protegermos do VIH/SIDA."

Existem várias formas segundo as quais nos podemos proteger do VIH/SIDA: usar sempre o preservativo em qualquer tipo de prática sexual; não partilhar agulhas, seringas ou outro material de injecção; e, finalmente, não partilhar objectos cortantes ou perfurantes.

15. "Se uma mulher seropositiva estiver grávida, pode transmitir o VIH ao seu bebé."

A transmissão vertical, que ocorre da mãe infectada para o seu bebé, é um dos meios de transmissão estabelecidos para o VIH/SIDA, e poderá ocorrer durante a gravidez, durante o parto e/ou durante o período de aleitamento.
Actualmente, os avanços científicos ao nível das terapêuticas anti-retrovíricas permitem controlar a multiplicação do vírus e prevenir a transmissão VIH da mãe para o bebé, reduzindo o risco de infecção para menos de 2%.

3 Comments:

  • Uma vez que deste lado do Atlântico (Lisboa)nem sempre se conseguir ouvir o vosso programa "online, e não poder por isso falar convosco em directo, quero dar os parabéns às Dr.as Elisabete e Ângela, assim como à Rádio Clube de Angra, na pessoa de Sr. Carlos Lima, por terem apostado neste projecto.
    Penso que as vossas intervenções e os temas bastante interessantes que têm colocado no ar, contribuem para que os mesmos deixem de ser "tabu" na nossa sociedade, que felizmente já começou a dar sinais de abertura, o que tem levado consequentemente a um melhor conhecimento sobre o VIH/SIDA e dos métodos a utilizar na sua prevenção.
    Não posso também deixar de salientar a forma desinteressada, empenhada e apaixonante, com que todos os interlocutores do programa se têm pautado na transmissão dos princípios, dos comportamentos e dos valores humanos para que a sociedade se torne mais saudável e harmoniosa.
    Parabéns e boa sorte para o INTIMIDADES e para todos os que nele colaboram

    By Anonymous Anónimo, at 1:52 da tarde  

  • definicao e constituintes de implantacao de obra"construcao civil" email-caleiras_neto@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at 12:54 da tarde  

  • definicao e constituintes de implantacao de obra"construcao civil" ?enviar resposta para
    email-caleiras_neto@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at 12:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home