Intimidades

sexta-feira, abril 21, 2006

Os Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH (e 4º questionário online)

O Intimidades volta a estar convosco hoje, em diferido, às 15 horas dos Açores e 16 horas de Portugal Continental. Este programa irá abordar o que são os Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH (CAD´s), para que servem, quem pode recorrer a eles, e que serviços prestam aos seus utentes.
Poderão seguir o programa em 101.1 FM e 94.7 FM, ou através do site oficial da Rádio Clube de Angra. Iremos ter como convidadas, em estúdio, a Dra. Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA, a Dra. Conceição Braga, enfermeira do CAD de Angra do Heroísmo e, via telefónica, a Dra. Maria João Barros, psicóloga e coordenadora do CAD Móvel de Lisboa. Estejam atentos porque temos mais prendinhas para vos dar. Basta estarem atentos ao que vos vamos pedir!!!
Esperamos poder contar com a vossa participação, através do número de telefone 295 213104 ou pelo e-mail intimidades@muchomail.com. Contamos convosco!!!


10. "O preservativo deve ser colocado desde o início da relação sexual."

O preservativo apresenta-se como uma barreira de protecção à passagem de qualquer fluído orgânico (e.g. secreções pré-ejaculatórias), mesmo antes da penetração na relação sexual. Neste sentido, a utilização do preservativo desde o início da relação sexual surge como um método preventivo eficaz, no que concerne às infecções sexualmente transmissíveis.

11. "Uma pessoa infectada pelo VIH não pode ir à escola nem trabalhar."

Na generalidade dos casos, a evolução dos tratamentos para a infecção pelo VIH tem vindo a proporcionar uma melhoria da qualidade de vida das pessoas seropositivas. Neste sentido, estas pessoas conseguem manter uma integração académica e/ou profissional durante mais tempo, ao longo da evolução da infecção.
São de ressalvar as situações em que a pessoa já se encontra em fase de SIDA, na qual as doenças/infecções oportunistas podem já apresentar-se como altamente debilitantes.

12. "A SIDA tem cura."

Até à actualidade não são conhecidos tratamentos que curem ou vacinas que previnam a infecção pelo VIH. No entanto, na generalidade dos casos, a evolução dos tratamentos antiretrovirais têm vindo não só a proporcionar uma maior esperança de vida às pessoas seropositivas, assim como uma melhoria da sua qualidade de vida.