Intimidades

sábado, março 18, 2006

Respostas ao questionário online (2º)

Antes de mais, pedimos imensas desculpas por não nos ter sido possível colocar no blog uma mensagem indicando o programa de dia 17 de Março "Confias cegamente no teu parceiro?". Prometemos que tal falha não se voltará a repetir.
Relativamente às questões colocadas a 3 de Março e em votação até hoje, aqui vão as respostas:

4. "Uma pessoa que tem o teste VIH positivo tem SIDA.”

Um indivíduo que tenha o teste VIH positivo é seropositivo para o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Contudo, este não tem que se encontrar, necessariamente, em fase de SIDA.

5. "Pode-se contrair o VIH ao doar sangue.”

Durante a década de 80, numa altura em que os meios de transmissão não estavam completamente esclarecidos, ocorreram situações em que se realizaram transfusões de sangue contaminado com o VIH que infectaram os receptores.
Actualmente é efectuado um controlo rigoroso dos dadores de sangue, de modo a prevenir situações de transmissão por via sanguínea do VIH.
Neste sentido, a probabilidade do VIH ser transmitido ao doar sangue é quase nula.

6. “As pessoas casadas também se podem infectar com o VIH.”

Qualquer indivíduo, seja qual for o seu estado civil e/ou sócio-económico, pode contrair o VIH quando não apresenta comportamentos seguros.
Num casal em que, pelo menos, um dos parceiros (as) exibe comportamentos de risco para a infecção pelo VIH, existe uma grande probabilidade deste pôr em risco o outro.