Intimidades

domingo, fevereiro 26, 2006

Como se transmite o VIH?

O VIH só poderá ser transmitido através de:

- Relações sexuais não protegidas (através de contacto entre secreções sexuais contaminadas - esperma e secreções vaginais - em relações sexuais vaginais, orais ou anais, nas quais não se utilize o preservativo);
- Via sanguínea (transfusões de sangue e seus derivados, que estejam contaminados, e que possam entrar em contacto no nosso organismo);
- Transmissão de mãe infectada para o filho (durante a gravidez, através do sangue; durante o parto, através do sangue e secreções vaginais; na amamentação, através do leite materno).


O VIH não poderá ser transmitido através de:

- Contacto social (toque, aperto de mão, abraço, entre outros);
- Ar e respiração;
- Pele (desde que não hajam feridas ou cortes);
- Picada de insectos;
- Contacto com animais domésticos.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Intimidades em directo na internet

Para ouvirem a emissão em directo na internet, do programa "Intimidades" cliquem aqui. Para participarem em directo, liguem para o 295213104. O programa é hoje às 15h nos Açores, 16h no Continente. Participem...Esperamos que gostem.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Questionário: o esclarecimento

Como já puderam verificar, adicionámos um novo elemento a este blog: um questionário online. Com este questionário, pretendemos não só tornar este programa ainda mais interactivo e dinâmico, como também efectuar um levantamento dos conhecimentos gerais dos nossos visitantes e ouvintes, no sentido de clarificar e consolidar algumas informações pertinentes sobre esta temática. As respostas às questões colocadas serão apresentadas, quinzenalmente, no programa Intimidades (em directo) e neste blog. Iremos responder às questões que se encontram actualmente em votação no próximo dia 3 de Março. Contamos com a vossa participação!

sábado, fevereiro 04, 2006

Porque me tocaste?

"Nunca pensei que tal me pudesse acontecer. Sempre vivi com a ideia de que as pessoas tinham aquilo que mereciam, e que somente a determinadas pessoas aconteciam determinadas situações. Porquê eu? Porque é que isto me aconteceu a mim? Sinto uma imensidão de emoções que me preenchem a alma: raiva, medo, angústia, vergonha. Nunca ninguém me tinha dito que esta era A doença da Vergonha. Não quero confidenciar o vírus que transporto em mim a ninguém, o vírus que me corrói as entranhas e o coração. As pessoas vão rejeitar-me. Não me vão querer tocar. Não vão compreender e vão olhar-me com desdém e repugnância. Eu própria já o tinha feito, na altura em que pensava existirem grupos de risco. Por vezes não temos noção do tamanho dos nossos preconceitos. E, para mim, a SIDA era um problema dos Outros." (texto ficcionado)