Intimidades

quarta-feira, maio 31, 2006

O preservativo...

O preservativo é um dos métodos contraceptivos mais utilizado em todo o mundo, não só porque serve de barreira protectora contra IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o VIH/SIDA, mas também por evitar a gravidez.

Diversos estudos confirmam que a utilização correcta do preservativo, em qualquer relação sexual, permite um grau de eficácia entre os 90 e os 95%, no que diz respeito à prevenção da transmissão de IST´s e do VIH/SIDA.

Deste modo, ter um preservativo por perto pode não ser suficiente para que a pessoa fique protegida. Existem um conjunto de dicas e regras básicas na utilização do preservativo, que garantem a sua eficácia.

Ter em atenção:

- Utilizar marcas que possuam controlo de segurança (está referido nas embalagens);
- respeitar os prazos de validade que estão inscritos nas embalagens. Nenhum preservativo deverá ser utilizado quando já passou de prazo, ou se apresentar um aspecto seco, quebradiço, rígido ou demasiado pegajoso. Não vale a pena arriscar...;
- os preservativos só deverão ser lubrificados com lubrificantes à base de água, que poderão ser facilmente adquiridos em farmácias. Nunca se deverá lubrificar preservativos com vaselinas ou óleos, pois estes rompem o látex;
- os preservativos deverão ser guardados num local fresco e seco para que não se estraguem. O calor ou o frio excessivos poderão fazer com que o preservativo se rompa ou rebente durante a relação sexual: como podem calcular, o porta-luvas ou o tablier, o bolso das calças, a carteira de bolso ou a porta do carro não são bons locais para guardar preservativos;
- dever-se-á ter muito cuidado com as unhas e os anéis na abertura da embalagem. Esta nunca deve ser aberta com os dentes;
- os preservativos, depois de utilizados, deverão ser deitados no lixo e não na sanita, pois não sendo bio degradáveis prejudicam o ambiente e, além disso poderão entupi-la.

Instruções de utilização (no caso dos preservativos masculinos):

- A embalagem deverá ser aberta com bastante precaução, para evitar a danificação do preservativo. Nada de utilizar as unhas ou os dentes!;
- o preservativo deverá colocado com o pénis erecto. Não deverá haver contacto anterior entre os genitais, pois nessa altura os fluidos poderão ser o veiculo de transmissão de doenças e/ou da gravidez. Se o preservativo for colocado com a boca, em qualquer situação de relação sexual, deverá ter sempre cuidado com os dentes/próteses dentárias para evitar o rompimento do látex;
- dever-se-á retirar o ar da extremidade do preservativo com os dedos polegar e indicador em pinça, e simultaneamente colocar o preservativo no pénis. Assim, o espaço na extremidade do preservativo ficará sem ar para que o preservativo não rompa. Continue a segurar na extremidade do mesmo e desenrole-o até à base do pénis. Deverá ter em atenção se o preservativo está ou não ajustado ao tamanho do seu pénis, visto existirem preservativos de vários tamanhos (ex. tamanho XL);
- divirtam-se, brinquem, amem-se;
- e logo após a ejaculação, o preservativo deve ser retirado do pénis cuidadosamente enquanto este estiver erecto, para que não vertam vestígios de sémen. Dê um nó no mesmo, e deite-o no lixo.

Respostas ao questionário online (6º)

Para quem não sabe, o último Intimidades, "Tens um preservativo sempre à mão?", contou com a presença via telefónica da Dra. Elisabete Carriço, vice-presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) e coordenadora do Centro de Atendimento e Apoio Integrado de Odivelas (uma nova delegação da LPCS). A nossa convidada abordou a polémica levantada pela nova companha da Liga Portuguesa Contra a SIDA, "Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo.", e partilhou connosco a sua vasta experiência na área da prevenção do VIH/SIDA.
As respostas ao 6º questionário online são apresentadas agora. Continuamos a pedir que participem, como têm feito até agora, pois o Intimidades necessita de todos nós. Obrigada a todos pelo vosso apoio e pelo incentivo.


16. "Uma pessoa pode infectar-se com o VIH ao partilhar material de injecção com uma pessoa seropositiva."

A partilha de material de injecção contaminado é um dos meios de transmissão estabelecidos para o VIH/SIDA. Deste modo, é absolutamente desaconselhada a partilha de material de injecção e/ou de qualquer tipo de objectos cortantes/perfurantes, por representarem um elevado risco de transmissão do VIH/SIDA.


17. "Um preservativo pode ser usado mais que uma vez."

O preservativo não é reutilizável. É extremamente importante ter em atenção não só às instruções referidas na embalagem, como também a respectiva data de validade.


18. "Pode-se contrair o VIH através de relações sexuais com uma pessoa infectada."

A prática de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada representa outro dos meios de transmissão do VIH/SIDA. Para evitar o risco de infecção pelo VIH é fundamental a utilização do preservativo em qualquer tipo de prática sexual.

segunda-feira, maio 15, 2006

Nova Campanha da Liga Portuguesa Contra a SIDA

"Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo."

Vejam a nova campanha da Liga Portuguesa Contra a SIDA e dêem a vossa opinião.

Até breve.

segunda-feira, maio 08, 2006

Respostas ao questionário online (5º)

Aqui vão as respostas ao último questionário online. E não se esqueçam de responder às novas questões que estão em votação! O Intimidades agradece.

Até a actualidade, não foram encontradas evidências da transmissão do VIH/SIDA através da picada de insectos. Esta questão pode ser facilmente desmistificada: em primeiro lugar, e tal como o nome indica, o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) não sobrevive no organismo dos insectos (sobrevive somente no organismo humano); em segundo lugar, quando um insecto pica uma pessoa, injecta-lhe apenas a sua saliva, e não o seu sangue, ou o sangue de qualquer animal ou pessoa picada anteriormente.
Assim, o VIH/SIDA não se transmite pela picada de insectos.

14. "Não há maneira de nos protegermos do VIH/SIDA."

Existem várias formas segundo as quais nos podemos proteger do VIH/SIDA: usar sempre o preservativo em qualquer tipo de prática sexual; não partilhar agulhas, seringas ou outro material de injecção; e, finalmente, não partilhar objectos cortantes ou perfurantes.

15. "Se uma mulher seropositiva estiver grávida, pode transmitir o VIH ao seu bebé."

A transmissão vertical, que ocorre da mãe infectada para o seu bebé, é um dos meios de transmissão estabelecidos para o VIH/SIDA, e poderá ocorrer durante a gravidez, durante o parto e/ou durante o período de aleitamento.
Actualmente, os avanços científicos ao nível das terapêuticas anti-retrovíricas permitem controlar a multiplicação do vírus e prevenir a transmissão VIH da mãe para o bebé, reduzindo o risco de infecção para menos de 2%.

sexta-feira, maio 05, 2006

Novo concurso, novos prémios!!!

Tal como já tinha sido prometido, aqui vão as regras do concurso publicitado no Intimidades de hoje. O que propomos aos nossos ouvintes é o seguinte: queremos que elaborem uma frase original que inclua os conceitos Sexualidade, Afectos e Intimidades. As 5 frases mais originais receberão uma litografia/serigrafia do pintor Júlio Tomás (1º prémio), um relógio da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) (2º prémio), uma T-Shirt da LPCS (3º prémio), dois CD´s de música (4º prémio), e um CD de música (5º prémio). Para se habilitarem a ganhar um destes presentes, gentilmente cedidos pela LPCS, deverão enviar as vossas frases para o mail do Intimidades (intimidades@muchomail.com), com o vosso primeiro e último nome, morada e número de telefone de contacto. Posteriormente, irão ser contactados pela equipa do Intimidades. Boa sorte para todos!

Intimidades novamente em directo...

O Intimidades de hoje aborda o tema "A Afectividade nas Relações". Iremos ter como convidados neste programa a Dra. Elisabete Souto, Psicóloga e Coordenadora na Delegação de Lisboa da Associação para o Planeamento da Família (APF), e o Dr. Paulo Mendes, Coordenador na Delegação de Angra do Heroísmo da APF. Poderão seguir o programa em 101.1 FM e 94.7 FM, ou através do site oficial da Rádio Clube de Angra, a partir das 15 horas dos Açores e 16 horas de Portugal Continental.
Um novo concurso, diferente dos anteriores e com muito mais prendas para vos dar, irá ser publicitado, em directo na emissão e posteriormente no blog. Estejam atentos!!!

quarta-feira, maio 03, 2006

A Afectividade nas Relações

“Mais alguém poderá explicar assim uma paixão? Quando o sabor que encontramos não é o que se anunciava, mas um outro, tanto melhor. Algo de novo, distinto, intenso. Um sabor que nos desorienta, que nos domina, que nos invade e expulsa de nós o peso da solidão. Um sabor que não existe em parte nenhuma, excepto na nossa imaginação, mas que é ao mesmo tempo o mais profundo das nossas vidas, juntamente com o medo de que se extinga, de que se gaste (...).”

“Era ela. Era a sua beleza. Os olhos das pessoas perseguiam-na e não apenas os meus. Pisava o chão como se tudo fosse dela, como se cada pedaço estivesse ansioso por sentir os seus pés. Era esse o seu encanto. E o meu para ela o de acreditar que era eu quem a deitava no chão, que o chão era eu. (...)”

“Ela escapava-se. Escapava-se de mim como um pensamento que se intui e acaba por não aparecer, como uma palavra que se tem na ponta da língua e apesar de tudo não se consegue pronunciar (...). Ou escondida. Escondida como ela, atrás do silêncio. Não falávamos de amor. Não o nomeávamos. Não era preciso. Por vezes, acredita-se que as coisas se subentendem, e não é assim. E perdemo-nos. Não apenas eu para ela, mas também ela para mim. Talvez tenha demorado a dar conta disso. (...)”.

(excertos do livro "Dá-me prazer" de Flavia Company)